Orquídeas fantasma

 

Aquário das Dendrophylax lindenii

 

Terminei de construir o aquário mal assombrado com filhotes de “fantasma”, como são chamadas estas plantas que ficaram famosas pelo livro “O Ladrão de Orquídeas” de Susan Orlean, que depois inspirou o filme “Adaptação”.

O verdadeiro nome destas plantas é Dendrophylax lindenii. São plantas que vivem em regiões pantanosas da Fórida e de Cuba. São extremamente sensíveis à falta de umidade do ambiente. Se ficarem expostas à um ambiente mais seco  por muitas horas elas morrem. Por isso a tarefa de conseguir bons resultados com elas se torna um desafio que tem me animado bastante desde que peguei o frasco com as mudas.

Quando coloco a tampa de acrílico sobre o aquário a umidade dentro dele fica bem alta, do jeito que elas precisam. Coloquei também alguns peixes para aproveitar o aquário e agora vou observar de perto a evolução das plantas.

Como dá pra ver nas fotos, as plantas praticamente só tem raízes. Quando florescem, as flores parecem estar flutuando no ar pois não se vê a planta já que são só raízes presas ao tronco da árvore. Por isso são chamadas de fantasma.

Fantasma